sexta-feira, março 31, 2006

LN on tour: Amadora


Este Domingo a Académica desloca-se à Amadora para jogar com o Estrela local. O jogo será às 16:00 h, mas a viagem organizada pela Mancha Negra terá início às 11:00 da manhã. A concentração é como sempre no pavilhão Jorge Anjinho e o preço da viagem+bilhete é de 15 euros. São 200 km de distância mas temos de ir lá apoiar a Briosa contra um adversário directo.

Abraço... FORÇA BRIOSA!!

segunda-feira, março 27, 2006

Recta final...


Depois de termos ido arrancar um empate a Guimarães por 1-1 sobre um ambiente infernal, havia esperança de conseguir também pelo menos um empate com o FC Porto em Coimbra. Não conseguimos alcançar os nossos objectivos e perdemos por uma bola a zero. Foi já na 2ª parte do jogo, quando os adeptos da Académica estavam à espera do golo da Briosa, pois estávamos a jogar bastante bem, que surge um passe de Jorginho a rasgar completamente a defesa e a isolar Hugo Almeida, que sozinho frente ao Dani fez o golo do Porto. Nas bancadas estavam cerca de 14000 pessoas, sendo que desta vez estavam menos portistas do que sportinguistas nos 2 últimos jogos para a taça e para o campeonato. Os sportinguistas desta vez devem ter levado o cachecol da Académica... A curva portista estava bem composta (como podem ver na única foto que dispomos do jogo) com o Colectivo com a faixa ao contrário, suponho que ainda devido ao protesto contra a SAD do FCP. A Mancha esteve razoável mas durante a 2ª parte até ao golo dominou o apoio no ECC. A partir daí o apoio esmoreceu muito. Entramos na recta final do campeonato e com jogos decisivos aí à porta não há desculpas agora que o pessoal entra em férias para não ir apoiar a Briosa à Amadora...

sábado, março 18, 2006

Coluna Semanal I-Rivalidades, Guimarães…





Este é o 1º de vários textos que vamos publicar no site sobre a actual situação da Mancha Negra e do mundo Ultra em geral. Vamos falar-vos de tudo um pouco, desde o futebol moderno, violência no desporto, cultura ultra e casual, política na curva… enfim, o que nos vier à cabeça. Para hoje, como se segue o jogo com o Guimarães no próximo Domingo vamos falar essencialmente sobre rivalidades. Desde há alguns anos para cá, especialmente depois do caso N’Dinga, os adeptos da Académica têm uma rivalidade permanente com os adeptos de Guimarães. Todos sabemos que os adeptos de Guimarães são dotados de um bairrismo intenso e não são pêra doce para as equipas visitantes, mas isso não deve ser razão para não apoiar a Briosa, deve ser um aliciante extra, pois é nestes jogos que há maiores emoções e histórias para contar. Há rivais em todo o Mundo, é uma das vertentes que alimenta o futebol, desde Itália (entre Roma e Lázio ou Inter e AcMilan por ex.) até à Grécia (Panathinaikos Vs. Olimpiakos), e não é por isso que devemos amedrontar-nos, devemos é fazer sempre o máximo para apoiar a Briosa. Vamos mostrar a esse povo de vândalos, como mostrámos em Leiria também que SOMOS IMPARÁVEIS TANTO DENTRO COMO FORA DE CAMPO, COM O NOSSO APOIO INCONDICIONAL.

Mancha Negra a viajar pra Guimarães, prontos pra comer as vossas mães…
Todos juntos começamos a cantar… e os Insane vamos enrrabar…

Acima de tudo, NÓS GOSTAMOS É DA BRIOSA!

Afinal era só um sonho!



Do sonho à realidade ainda vai um bom bocado e vimos isso na 4ª feira... Estávamos com esperança de derrubar um "grande" e afinal fomos nós os derrubados. 0-2 para o Sporting nos quartos da Taça. Bem, não gostei sobretudo da atitude dos jogadores da Académica, que parecia que estavam só a jogar um jogo para cumprir calendário durante algumas partes do jogo, e já se sabe que o ataque do SCP não tem facilitado nos últimos jogos. Impressionou-me especialmente o Nani, grande futuro. A Mancha esteve bem composta e esteve bem no apoio vocal, fazendo frente durante a 1ª parte à Juve Leo. Na 2ª parte a Juve esteve melhor e o nosso apoio decaiu imenso. O Directivo levou pouca gente e não teve grande atitude, mas também é normal com um jogo à quarta-feira àquela hora. A Torcida, poucos elementos e quanto ao apoio não sei. 15000 adeptos: 5000 académicos, 10000 do Sporting talvez.

domingo, março 12, 2006

Sporting e Guimarães!




Depois de 2 vitórias seguidas temos todos de ir apoiar a Académica já na quarta-feira e no Domingo. Quarta-feira jogamos contra o Sporting para a Taça de Portugal em Coimbra e os bilhetes para sócios da Mancha são 5 euros. É um passo importantíssimo no caminho para o Jamor! Digam lá que uma final Académica-Guimarães não era espectacular? Por falar em Guimarães, no próximo Domingo jogamos em Guimarães com bilhetes a 15 euros para sócios e a 25 para não-sócios.

Até os comemos... O Jamor está à espreita...

No último jogo cá contra o Sporting era só coimbrinhas de verde, vamos mostrar-lhes a força do nosso clube e da nossa Cidade:

Cantaremos SÓ POR TI, Briosa!
Bato palmas SÓ POR TI, Briosa!
Saltaremos SÓ POR TI, Briosa!

Um dia em cheio... (PARTE II)


Como eu estava a dizer, fomos 5 buscar as bebidas à Makro e tratar dos 200 bicos (pães, nada de confusões) para o lanche-ajantarado que se seguia na sede da Mancha. Entretanto, a Académica jogava futsal contra os gajos de Rio de Mouro no pavilhão do OAF. O pessoal estava na sede e ia vendo o jogo ao mesmo tempo que sacava umas febras e uns finos da sede. Até que um jogador de Rio de Mouro começa a mandar piretes para a assistência e a partir daí é que começa a festa. O treinador deles ajuda, o árbitro também e os ânimos dos apoiantes da Académica começam a exaltar-se. Entre cuspidelas e piretes, começam a surgir os insultos e ameaças entre os que estavam dentro e fora do campo, mas a polícia estava relaxada, não era nada com eles... Mas bonito foi quando a notícia chegou à sede... veio tudo para dentro do pavilhão e até ao fim do jogo, que a Académica ganhou 3-2, já se estava mesmo a ver que ia haver molho. No fim havia quem estivesse mesmo a fim de ensinar aos meninos de Rio de Mouro como é que se joga à Jaime Pacheco, mas com o pessoal mais velho a acalmar acabou por não haver cacetada. Os jogadores ainda passaram pela sede escoltados, mas não se passou mais nada. Alguns jogadores da Académica ainda comeram umas febras na sede e as cenas passaram. A malta esteve a conviver ali toda a noite e quando já estávamos poucos é que surgiu o que vocês estavam à espera: A cena de pancada! Um jantar de aniversário no CC acabou mal e pegou-se tudo lá fora! Ainda se viram uns selos bem atestados ali no meio daquela confusão toda até que chegou a polícia e começou tudo a dispersar. Foi assim o nosso dia, com muitas histórias para contar.

Abraço! Mancha Negra a viajar pa Guimarães...

Um dia em cheio... (PARTE I)



Este Sábado foi um dia em cheio. Porquê? Já explico... Começou logo de manhã, quando fomos para casa da avó do Fábio temperar as 80 febras, 60 costeletas, 50 salsichas e entremeada para o convívio depois do jogo. Com a ajuda de três profissionais na matéria lá se conseguiu dar sabor às febras. Depois fomos para o estádio e aí é que há muitas histórias para contar: Quanto ao jogo a Académica podia ter feito uma melhor exibição, mas sobretudo desperdiçar menos oportunidades. Ganhámos 1-0 ao Penafiel, com um golo do Filipe Teixeira que acabou por ser expulso. 6200 espectadores nas bancadas com bilhetes à borla. É triste! Durante o jogo houve momentos de grande relevância nas bancadas, especialmente para a Legião: 1º aos 45 minutos de jogo o Fábio fez a sua estreia no megafone ao lado do JP, e esteve em grande durante a 2ª parte toda. 2º o puto Beltrão caiu durante o jogo e aleijou-se mas não foi nada de grave felizmente (só partiu 3 costelas...eheh). Não a sério, não foi nada de grave e foi logo para casa... dois dias de descanso e está pronto para outra! É preciso ter mais cuidado com os empurrões e com os momentos mais emotivos porque desta vez ninguém se magoou mas da próxima pode-se aleijar alguém a sério. Fim do jogo e Académica já mais lá para cima, mesmo atrás do Leiria, com 32 pontos. Depois do jogo, foram-se comprar as bebidas à Makro e aí é que começou a festa...

sexta-feira, março 10, 2006

Convívio depois do jogo!


Afinal não é almoço, é quase jantar. Sábado, depois do jogo com o Penafiel a Legião oferece um lanche a todos os associados da Mancha que quiserem comer umas febras e umas salsichas!
Abraço e até amanhã!

A foto é das febras acabadinha de comprar:)

UDL 0-2 AAC-Parte III



No fim do jogo, reparámos que a Frente Leiria começou a arrumar as suas faixas e a preparar-se para sair, algo estranho quando estamos a falar de um grupo de apoio sair antes do fim do jogo quando as exibições da sua equipa não têm sido más para as suas aspirações. Não acredito que a Frente Leiria estivesse a tentar sair para procurar distúrbios nas imediações do estádio, até porque estes já emitiram um comunicado a expressar o seu descontentamento com o facto de as forças policiais não os terem deixado sair antes do fim do jogo. Portanto não percebo porque é que a claque queria sair antes do jogo, é mais uma incógnita. Na viagem de regresso, o autocarro vinha animado mas não tanto como seria de esperar após uma vitória sobre um adversário directo, que nos deixa numa posição mais tranquila. A meio da viagem tivemos a informação de que a faixa de recordação era de Monte Redondo. Não sendo uma faixa principal, é uma faixa, mas não é isso o mais importante. Ganhámos! Isso sim é importante! Chegámos já tarde por volta das 19:30h e foi tudo para casa cansado, mas eufórico pela vitória conquistada!

UDL 0-2 AAC-Parte II



Parte II

Chegámos a Leiria passado cerca de uma hora (sem parar em estações de serviço) e o pessoal já queria todo saltar cá para fora para o “convívio” com a Frente Leiria, então começámo-nos a dirigir ao tasco onde eles costumam estar a beber uns copos. Chegamos lá e estão cerca de 20 ou 30 leirienses à porta, pessoal com cachecóis da Frente Leiria, entramos e um elemento pediu gentilmente a faixa a um membro da Frente Leiria que a concedeu de imediato como recordação e como estava muita gente lá dentro decidimos sair, porque não gostamos de confusões, deixando assim o “convívio” para outro dia, só foi pena não termos comprado os nossos tremoços. Entramos no Estádio (que estava cheio… de cadeiras como sempre) e vemos que apesar de não estar tanta gente como no ano passado, a maioria dos adeptos eram academistas, apenas cerca de 800? adeptos do Leiria penso eu, pois quando gritávamos “Briooosaa” a Central respondia-nos na mesma moeda, em 2200 espectadores totais. A frente Leiria tinha cerca de 70 elementos no seu sector, penso eu, e a Mancha talvez 200. O apoio foi mais forte do lado da Académica e isso traduziu-se no resultado de 0-2 para a Académica. A malta da MN foi ao rubro com os golos do Joeano e do Filipe Teixeira, e também com o do Zé Castro, que me pareceu mal anulado! Quem nos dera que fosse assim em todos os jogos em casa, é aquela atitude e garra que faz parte da nossa claque e dos nossos associados. Estive ao pé deles durante cerca de 10 minutos e nunca tinha visto ninguém chamar tantos nomes ao árbitro em tão pouco tempo. Especialmente os velhotes, que pareciam doidos…é a paixão pela Académica! Ganhámos, que é o mais importante, agora só temos de pensar no jogo de Sábado contra o Penafiel, último classificado do Campeonato Nacional da 1ª divisão. Na foto os 3 putos, Beltrão, Zé e Covas.

UDL 0-2 AAC-Parte I



Tudo começou na semana anterior, logo a seguir ao jogo com o Sporting em casa, em que perdemos 3-0, começámos a pensar na viagem a Leiria no Domingo seguinte. Era uma viagem perto, contra uns rivais da região centro e adivinhava-se um jogo em que o apoio da Mancha Negra era importantíssimo, numa semana em que se ouvia falar muito da possibilidade de haver “problemas” em Leiria, o que não se veio a concretizar. Começámos a preparar a viagem, o objectivo da Legião era levar 10 elementos a Leiria e para além disso queríamos pintar um estandarte para levar já nesse jogo. Conclusão: o estandarte ficou a meio e só conseguimos levar 8 elementos devido a 2 cortes de última hora... Fomos de camioneta (com o estreante Covas) onde bebidas não faltaram. Bem, encontrámo-nos todos à 13:00h na sede da Mancha e seguimos viagem com o resto do pessoal. Durante a viagem o pessoal ia um bocado morto, talvez também por causa dos últimos resultados da Briosa, mas ainda houve tempo para praxar o Covas com uma bela duma cerveja em cima da cabeça, uma praxe das mais suaves com uns cachaços no lombo à mistura.

quinta-feira, março 02, 2006

AAC 0-3 SCP

Uma derrota pesada da Académica que, apesar de ter jogado bem, não conseguiu concretizar e acabou por sair do Cidade de Coimbra com uma derrota muito pesada, demasiado pesada por aquilo que fez durante os 90 minutos de jogo. Os marcadores dos golos foram João Moutinho, no primeiro minuto da partida marcou um golo irregular por posição de fora-de-jogo, Liédson e Nani, de penalty após agressão de Pedro Roma, que seria expulso devido a essa situação, a Liédson. A Académica não jogou mal de todo e especialmente após o primeiro golo atacou muito, mas não conseguiu concretizar as oportunidades de que dispôs. Quem fez um excelente jogo, como de costume foi Roberto Brum, que me impressionou neste jogo. Quanto à prestação na bancada, o Directivo não me pareceu muito forte em termos de poder vocal e estranhei não terem trazido faixas a chamar-nos lampiões ou coisa do género, a Torcida Verde esteve como é habitual em número mais reduzido do que as outras duas claques sportinguistas e a Juve Leo surpreendeu-me pela negativa dado que passou grande parte do jogo a insultar os adeptos da Académica quando até há pouco tempo considerava que tinha "relações cordiais" com a Mancha Negra, apesar de ter, na minha opinião, uma força completamente diferente das outras em todos os aspectos( para melhor claro). A nossa Mancha Negra esteve bastante bem na 1ª parte, proporcionando uma concorrência à altura das claques leoninas, mas deixou-se abater com o pesado resultado e com outra situação que dispersou o pessoal para a bancada ao lado... (deve ter sido porrada)... o que levou a que o apoio dos cerca de 700 Mancha Negras que se encontravam no sector fosse decaindo até ao fim do jogo! Eu posso-me orgulhar de ter saído de lá sem voz. É de realçar que só estavam 16000 pessoas no estádio, sendo que muitas delas eram coimbrinhas vestidos de verde... já é habitual...

Fotos mais tarde... andamos com uns problemas técnicos!
Até Leiria!